PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h
- Descrição
- Aulas

Professor (a): Fabiano Maia
Material: Vídeo aulas + Bateria de exercícios + apostila
Nível: intermediário, qualificação e atualização
Sobre o curso: No curso de Psicologia da Educação, exploramos as diversas abordagens terapêuticas e psicoterápicas aplicadas à educação. No Módulo I, mergulhamos nas teorias como Análise Transacional, Terapia Centrada no Cliente, Terapia Comportamental e Humanista Existencial, fornecendo uma base sólida para compreender as diferentes perspectivas psicológicas. No Módulo II, analisamos a relação terapêutica entre profissional e paciente, juntamente com a contribuição da Psicologia da Aprendizagem para a prática docente e as tendências educacionais ocidentais. No Módulo III, abordamos a teoria do desenvolvimento cognitivo, explorando estágios como operacional concreto e formal, além de discutir formas de representação do mundo e a teoria da instrução de Bruner. Este curso oferece insights valiosos para a integração da psicologia na educação, enriquecendo a prática pedagógica e a compreensão do desenvolvimento humano. Essa abordagem faz com que o curso possua grande importância para ampliação do seu crescimento acadêmico, pessoal ou profissional, possui uma linguagem simples e de fácil compreensão para que todos possam apreender com eficiência.
Objetivos do curso:
1. Compreender as Teorias Psicológicas: Apresentar e discutir as principais teorias da Psicologia da Educação, como as de Piaget, Vygotsky, Skinner e outros, entendendo suas implicações para a prática educativa.
2. Aplicar Conhecimentos Psicológicos: Capacitar os participantes a aplicar conhecimentos psicológicos no planejamento e execução de estratégias pedagógicas, visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
3. Desenvolver Competências Socioemocionais: Abordar a importância das competências socioemocionais no contexto educativo e fornecer ferramentas para promover o desenvolvimento dessas competências entre os alunos
4. Promover a Inclusão Educacional: Oferecer conhecimentos e técnicas para a criação de ambientes educativos inclusivos, que respeitem e valorizem a diversidade dos alunos, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais.
5. Analisar o Papel do Educador: Refletir sobre o papel do educador no processo de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, incentivando práticas pedagógicas que promovam a autonomia e a criatividade dos estudantes.
6. Utilizar Tecnologias Educacionais: Explorar o uso de tecnologias educacionais e recursos multimídia como ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem, potencializando a motivação e o engajamento dos alunos.
7. Implementar Estratégias de Intervenção: Desenvolver competências para identificar dificuldades de aprendizagem e implementar estratégias de intervenção psicopedagógica eficazes.
Estrutura do curso: carga horária – 60h, composto por 3 Módulos contendo 2 vídeos aulas de 25 a 30 minutos. Cada módulo segue uma sequência sincronizada dos conteúdos. O material de apoio é uma bateria de exercícios para cada módulo, uma avaliação de 10 questões ao final do curso, e uma apostila completa para estudos adicionais.
Vantagens do curso online: flexibilidade de horário, 24h por dia e sem limite de acesso, podendo cursar estudando de acordo com a disponibilidade de tempo do aluno.
Justificativa: A Psicologia da Educação é uma área fundamental para compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos dentro dos contextos educativos. O entendimento das teorias psicológicas aplicadas à educação permite a criação de estratégias pedagógicas mais eficazes e adaptadas às necessidades dos alunos. Com o avanço das pesquisas em neurociência e psicopedagogia, é crucial que educadores, psicólogos e demais profissionais da educação estejam atualizados e capacitados para aplicar esses conhecimentos na prática cotidiana. A oferta deste curso se justifica pela necessidade crescente de profissionais qualificados que possam contribuir para a melhoria da qualidade educacional. A formação contínua em Psicologia da Educação possibilita a criação de ambientes de aprendizagem mais inclusivos e que promovam o desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, o curso visa atender às demandas da sociedade contemporânea, que exige uma educação voltada para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, fundamentais para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes. Portanto a elaboração e veiculação deste curso online torna-se muito importante para a educação de uma forma geral.
Conteúdos:
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Análise transacional
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Terapia centrada no cliente
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Terapia comportamental. (behaviorista)
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Terapia humanista existencial
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Terapia gestáltica
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Terapia psicanalítica
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Terapia racional emotiva (ret)
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As abordagens psicoterápicas
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A relação terapêutica x paciente na psicoterapia humanista
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A contribuição da psicologia da aprendizagem à ação docente
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Discordâncias fundamentais
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Teorias instrucionais
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Tendências da educação ocidental
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Desafio aos educadores
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A contribuição cognitivista de jerome brunner na psicologia instrucional
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Teoria do desenvolvimento cognitivo
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Operacional concreto
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Operacional formal
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Formas de representação do mundo
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Teoria da instrução de brunner
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Principais aspectos da instrução programada
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Principais aspectos da abordagem centrada na pessoa
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Conceitos básicos da abordagem centrada na pessoa:
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Conclusão
Avaliação: Avaliação Online dos Cursos Livres: 10 questões objetivas, as quais devem ser respondidas após assistir as vídeo aulas e responder aos exercícios e durante o tempo em que o curso fica disponível na plataforma, que é de um ano após a compra. Prova única e referente a todo o conteúdo do curso sendo requisito para ter acesso ao certificado. A média final deve ser igual ou superior a 60% para a conclusão e recebimento do certificado digital do curso. Em caso de reprovação, o aluno poderá realizar novamente a prova dentro do período de um ano podendo refazer a prova por até 10 (dez) tentativas.
Certificação: todos os cursos nessa plataforma dão direito ao certificado digital individual. A certificação pode ser de atualização profissional, aperfeiçoamento, e de extensão, dependendo do curso. Este curso é de atualização. Os certificados são válidos para: Prova de título em concursos públicos (de acordo com edital). Atividades extracurriculares nas escolas e faculdades. Vagas de emprego e destaque curricular no mercado de trabalho. Progressão em sua profissão conforme regras do órgão ou empresa, e para comprovação de experiencia acadêmica.
OBS: os certificados não equivalem às certificações de cursos técnicos ou formação escolar, nem permitem assumir responsabilidade técnica nas áreas de atuação.