Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA À SAÚDE (IRAS)

Instrutor
Niko perfil
0
0 avaliação
  • Descrição
  • Aulas
INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA A SAÚDE (IRAS).jpg

Área de conhecimento: Saúde  

Material: Vídeo aulas + Bateria de exercícios + apostila   

Professor (a) Alberto Junior 

Carga horária: 100 horas 

Nível:Médio/Técnico. Qualificação e Atualização Superior     

Sobre o curso: o curso de INFECÇÃO RELACIONADA A ASSISTÊNCIA À SAÚDE (IRAS) foi projetado para promover a melhoria do atendimento a da qualidade dos serviços de saúde, focando a prevenção e controle da infecção hospitalar, enfatizando a importância do trabalho da comissão de controle da infecção hospitalar, do diagnóstico das IRAS e das medidas de controle com protocolos e fiscalização dos serviços prestados direto aos pacientes nos serviços de saúde. o curso busca capacitar profissionais e saúde e estudantes, na busca da redução significativa das infecções hospitalares. Com a crescente demanda pelos serviços de saúde, este curso oferece uma base sólida para aqueles que trabalham ou desejam trabalhar com precisão e eficácia no ambiente hospitalar e clinico. O profissional da saúde, tem atuação fundamental nos processos terapêuticos, pois mais do que fazer ou auxiliar nos procedimentos, deve saber identificar riscos eminentes de infecção hospitalar, e assistir o paciente de maneira adequada. Por isso uma boa qualificação na área assistencial é importante para a instituição de saúde e para os diagnósticos e tratamento precisos dos pacientes. Portanto este curso é ideal para os profissionais e estudantes da saúde, que desejam aprimorar suas habilidades assistenciais, e manter-se atualizados com as últimas tendências da área. Cada módulo é ministrado por especialistas experientes e oferece uma combinação de teoria, prática e estudos de caso para uma aprendizagem abrangente e prática. Ao final do curso, os participantes estarão preparados para trabalhar com confiança, segurança, realizando suas atividades laborais com mais eficiência e sem risco iminente da ocorrência de infecção hospitalar. 

Objetivos do curso: Capacitar profissionais da área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, Fisioterapeutas, nutricionistas e demais profissionais que atende diretamente os pacientes nos serviços de saúde. promover a melhoria do atendimento e da qualidade dos serviços de saúde, focando na prevenção e controle da infecção hospitalar, enfatizando a importância do trabalho da comissão de controle da infecção hospitalar – CCIH. Os conhecimentos abrangem o nível médio, técnico e superior, de forma fácil e dinâmica com vistas a preparar o aluno para atuar como protagonista na prevenção e controle da infeção hospitalar nas unidades de saúde. Objetiva também, reciclar, atualizar, capacitar trabalhadores da saúde, estendido também à qualquer pessoa que queira se apropriar dos conhecimentos específicos do curso. 

Estrutura do curso: carga horária – 100h, composto por três Módulos contendo 4 vídeos aula de 25 a 30 minutos. O material de apoio é uma bateria de exercícios para cada módulo e uma avaliação de 10 questões ao final do curso, e uma apostila completa para estudos adicionais além, dos slides que ficarão à disposição do aluno.   

Vantagens do curso online: flexibilidade de horário, 24h por dia e sem limite de acesso, podendo cursar de onde estiver, estudando de acordo com a disponibilidade de tempo do aluno.  

Justificativa:  

O Sistema Único de Saúde SUS é amplo, tendo sua organização na atenção primária, secundária e terciária à saúde. De forma que em todas as esferas de atendimento, o profissional lida direto com o paciente. Essa proximidade, muitas vezes manipulando-o e realizando procedimentos muitas vezes invasivos, facilita a ocorrência das infecções hospitalares. Muitas vezes o paciente adquire doença dentro dos ambientes de saúde. O que traz transtornos aos pacientes e despesas ao sistema de saúde. Este curso será essencial, para melhora a qualidade dos serviços prestados e o bem-estar dos pacientes. O curso vai abordar conteúdos que capacitam os profissionais, estudantes, ou qualquer pessoa que deseja obtenção dos conhecimentos propostos no curso. Irá disseminar o conhecimento contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional dos participantes. Diante da importância dos conteúdos propostos acima, justificase a elaboração e veiculação do presente curso online.  

 

Conteúdos:  

  1. Infecções Relacionada a Assistência à Saúde (IRAS) (conceito, histórico, classificação) 

  1. Legislação das IRAS 

  1. Lei 2616/98 – CCIH e PCIH 

  1. Infecção Hospitalar e Infecção Comunitária 

  1. Cadeia Epidemiológica da Infecção 

  1. Contaminação x Colonização x Infecção x Intoxicação 

  1. Principais IRAS (Infecção do Trato Urinário (ITU), Infecções da Corrente Sanguínea (ICS), Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) e Pneumonia associada a assistência `a saúde (PAV- pneumonia associada a ventilação mecânica). 

  1. Critérios Diagnósticos para Outras Infecções 

 

 

Avaliações:  

Avaliação Online dos Cursos Livres: 10 questões objetivas, as quais devem ser respondidas após assistir as vídeo aulas e responder aos exercícios e durante o tempo em que o curso fica disponível na plataforma, que é de 1 (um) ano após a compra. A prova é única e referente a todo o conteúdo do curso sendo requisito para ter acesso ao certificado digital. A média final deve ser igual ou superior a 60% para a conclusão e recebimento do certificado digital do curso. Em caso de reprovação, o aluno poderá realizar novamente a prova dentro do período do curso podendo refazer a prova por até 10 (dez) tentativas.   

Certificação: todos os cursos nessa plataforma dão direito ao certificado digital individual. A certificação pode ser de atualização profissional, aperfeiçoamento, e de extensão, dependendo do curso. Este curso é de atualização. Os certificados são válidos para: Prova de título em concursos públicos (de acordo com edital). Atividades extracurriculares nas escolas e faculdades. Vagas de emprego e destaque curricular no mercado de trabalho. Progressão em sua profissão conforme regras do órgão ou empresa, e para comprovação de experiencia acadêmica.  

OBS: os certificados não equivalem às certificações de cursos técnicos ou formação escolar, nem permitem assumir responsabilidade técnica nas áreas de atuação.

This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).