PSICOMOTRICIDADE
- Descrição
- Currículo
Professor (a) Fabiano Maia
Nível: Qualificação e Atualização para Acadêmicos e profissionais da Educação, professores e pais.
Sobre o curso: A psicomotricidade é a ciência que estuda a relação entre o corpo, a mente e o movimento. Ela se concentra no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das pessoas, reconhecendo a importância do movimento como meio de expressão, aprendizado e desenvolvimento.
A psicomotricidade considera que o corpo é o veículo pelo qual as emoções e pensamentos se manifestam e se integram. Por meio do movimento, podemos compreender e interagir com o mundo ao nosso redor, expressar nossas emoções, aprender e desenvolver habilidades físicas e cognitivas.
Os profissionais de psicomotricidade trabalham com pessoas de diferentes faixas etárias e necessidades, como crianças, adolescentes, adultos e idosos. Eles utilizam técnicas específicas para avaliar e intervir no desenvolvimento psicomotor, levando em consideração fatores físicos, emocionais e sociais.
Os objetivos da psicomotricidade podem variar dependendo do contexto e das necessidades individuais. Alguns dos principais objetivos incluem:
-
Estimular o desenvolvimento motor;
-
Promover o desenvolvimento de habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio, noção espacial e lateralidade;
-
Favorecer o desenvolvimento cognitivo.
Objetivo do curso: Disponibilizar recursos On-line para que os profissionais da educação possam aprender sobre o curso em questão de forma prática e intuitiva através da nossa plataforma EAD, disponibilizando conhecimentos pertinentes a Psicomotricidade, recreação e jogos, trabalhando as teorias e práticas considerando as principais obras no contexto da educação brasileira de forma fácil e dinâmica, com vistas a preparar nosso aluno para atuar como protagonista na Psicomotricidade, atualizar, capacitar profissionais e estudantes da área da educação para a prestação de serviços de educação com excelência aos alunos de diversos níveis.
Estrutura do curso: carga horária – 80h, composto por três Módulos contendo 3 vídeos aula de 25 a 30 minutos. O material de apoio é uma bateria de exercícios para cada módulo e uma avaliação (prova) de 10 questões ao final do curso, e uma apostila completa para estudos adicionais além, dos slides que ficarão à disposição do aluno.
Vantagens do curso online: flexibilidade de horário, 24h por dia e sem limite de acesso, podendo cursar de onde estiver, estudando de acordo com a disponibilidade de tempo do aluno.
Justificativa:
A psicomotricidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento global das crianças, contribuindo para a integração entre corpo e mente, além de influenciar positivamente suas capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Para professores e pais, compreender os princípios da psicomotricidade pode abrir caminhos para um ambiente educacional mais enriquecedor e apoio no desenvolvimento infantil. Aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados:
1. Integração Sensorial: A psicomotricidade visa aprimorar a integração sensorial das crianças, permitindo que elas processem informações recebidas pelos sentidos de maneira eficaz. Isso ajuda no desenvolvimento da percepção, coordenação e compreensão do mundo ao redor.
2. Movimento e Aprendizagem: O movimento é uma ferramenta crucial para o aprendizado. Permitir que as crianças se movam durante as atividades educacionais pode facilitar a compreensão de conceitos abstratos, melhorar a concentração e reforçar a memória.
3. Desenvolvimento Motor: Atividades psicomotoras auxiliam no aprimoramento das habilidades motoras finas e grossas, como agarrar objetos, saltar, equilibrar-se e manipular objetos. Essas habilidades são essenciais para tarefas cotidianas e habilidades acadêmicas.
4. Expressão Emocional: Através da psicomotricidade, as crianças podem expressar suas emoções e sentimentos de maneira não verbal. Isso proporciona uma abordagem alternativa para lidar com suas emoções, o que é especialmente benéfico para crianças que têm dificuldade em se comunicar verbalmente.
5. Socialização e Colaboração: Atividades psicomotoras frequentemente envolvem jogos em grupo, promovendo a colaboração, a comunicação e a resolução de conflitos. Isso ajuda as crianças a desenvolverem habilidades sociais e a construírem relacionamentos saudáveis.
6. Autoconfiança e Autoestima: Conquistar marcos psicomotores fortalece a autoconfiança das crianças, uma vez que elas percebem suas capacidades e conquistas. O progresso nas habilidades psicomotoras pode impulsionar a autoestima e a motivação para enfrentar desafios.
7. Abordagem Individualizada: Cada criança é única, e a psicomotricidade reconhece essa individualidade. Professores e pais devem adaptar as atividades às necessidades e interesses de cada criança, respeitando seu ritmo de desenvolvimento.
8. Ambiente de Aprendizado Adequado: Tanto em casa quanto na escola, é crucial proporcionar um ambiente seguro e estimulante para as atividades psicomotoras. Espaços organizados e bem equipados incentivam a exploração e o desenvolvimento saudável.
9. Observação Atenta: Professores e pais devem observar as crianças durante as atividades psicomotoras para identificar possíveis desafios, progressos e necessidades especiais. Essa observação cuidadosa orienta as intervenções apropriadas.
10. Integração com o Currículo: A psicomotricidade não é uma disciplina isolada, mas pode ser integrada ao currículo de diversas maneiras. Ela pode enriquecer áreas como linguagem, matemática, artes e ciências, tornando a aprendizagem mais holística e envolvente.
Ao adotar abordagens psicomotoras, professores e pais contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo competências físicas, emocionais, sociais e cognitivas que formarão a base para uma vida saudável e bem-sucedida.
Diante de tudo que foi abordado acima, justifica – se a elaboração e veiculação do presente curso online para a população em geral, principalmente professores e pais.
Conteúdos:
-
Introdução
-
Desenvolvimento motor e afetivo segundo Wallon.
-
Desenvolvimento da inteligência sensório-motor Piaget.
-
A fenomenologia da percepção Maurice Menlau Ponty.
-
Epistemologia da motricidade humana Manuel Sérgio.
-
As causas dos distúrbios de percepção visual com Mariane Frosting.
-
Estrutura do estudo da psicomotricidade
-
Aprendizagem psicomotora
-
Incidência sobre a escolaridade
-
Etapas do Desenvolvimento do Esquema Corporal
-
A Brincadeira como suporte a Psicomotricidade
-
A Estrutura da Atividade Lúdica
-
Relação: psicomotricidade – dificuldade de aprendizagem
-
Brincar, uma ocupação muito séria na infância.
-
A importância do brincar
-
Conteúdos Programáticos baseados na Psicomotricidade
-
O papel do professor
Avaliações:
Avaliação Online dos Cursos Livres é contida por 10 questões objetivas, as quais devem ser respondidas após assistir as vídeo aulas e responder aos exercícios durante o tempo em que o curso fica disponível na plataforma, que é de 1 (um) ano após a compra. A prova é única e referente a todo o conteúdo do curso sendo requisito para ter acesso ao certificado digital. A média final deve ser igual ou superior a 60% para a conclusão e emissão do certificado digital do curso. Em caso de reprovação, o aluno poderá realizar novamente a prova dentro do período do curso podendo refazer a prova por até 10 (dez) tentativas.
Certificação: todos os cursos nessa plataforma dão direito ao certificado digital individual. A certificação pode ser de atualização profissional, aperfeiçoamento, e de extensão, dependendo do curso. Este curso é de atualização. Os certificados são válidos para: Prova de título em concursos públicos (de acordo com edital). Atividades extracurriculares nas escolas e faculdades. Vagas de emprego e destaque curricular no mercado de trabalho. Titulação e progressão em sua profissão ou carreira profissional, conforme regras do órgão ou empresa, e para comprovação de experiencia acadêmica.
OBS: os certificados não equivalem às certificações de cursos técnicos ou formação escolar, nem permitem assumir responsabilidade técnica nas áreas de atuação.