Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

Instrutor
Niko perfil
1 Estudante Inscrito
0
0 avaliação
  • Descrição
  • Currículo
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA.png

Professor (a) Fabiano Maia 

Nível: Qualificação e Atualização para Acadêmicos e profissionais da Educação e pais 

Sobre o curso:O curso de distúrbios de aprendizagem é projetado para fornecer uma compreensão aprofundada dos diferentes desafios enfrentados por indivíduos com dificuldades de aprendizagem. O curso abrange uma variedade de distúrbios, como dislexia, discalculia, disgrafia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista (TEA), entre outros. 

Durante o curso, os participantes exploram as bases teóricas e científicas dos distúrbios de aprendizagem, investigando as causas subjacentes, os fatores de risco e as manifestações clínicas desses distúrbios. São apresentados modelos de avaliação e diagnóstico, bem como estratégias de intervenção e apoio educacional adaptado às necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem. 

Os tópicos abordados incluem os princípios da avaliação psicopedagógica, testes de habilidades específicas, instrumentos de triagem, estratégias de ensino diferenciado, adaptações curriculares, tecnologias assistivas e suporte emocional para os alunos. O curso também explora a importância da parceria entre educadores, profissionais de saúde, pais e familiares para oferecer uma abordagem integrada e eficaz no suporte aos alunos com distúrbios de aprendizagem. 

Além disso, o curso pode discutir questões éticas e legais relacionadas aos distúrbios de aprendizagem, políticas educacionais inclusivas e os direitos dos alunos com necessidades educacionais especiais. Os participantes também podem se envolver em estudos de caso, atividades práticas e discussões em grupo para aprimorar sua compreensão e aplicação dos conceitos aprendidos. 

No final do curso, os participantes devem ter adquirido um conhecimento sólido sobre os distúrbios de aprendizagem, suas características distintas e como apoiar efetivamente os alunos com essas dificuldades em um ambiente educacional. Esse conhecimento pode ser aplicado em escolas, clínicas, centros de apoio e outras configurações onde profissionais de educação, saúde e pais trabalham em conjunto para oferecer a melhor educação possível para alunos com distúrbios de aprendizagem. 

Estrutura do curso: carga horária –100h, composto por três Módulos contendo 5 vídeos aula de 25 a 30 minutos. O material de apoio é uma bateria de exercícios para cada módulo e uma avaliação (prova) de 10 questões ao final do curso, e uma apostila completa para estudos adicionais além, dos slides que ficarão à disposição do aluno.   

Vantagens do curso online: flexibilidade de horário, 24h por dia e sem limite de acesso, podendo cursar de onde estiver, estudando de acordo com a disponibilidade de tempo do aluno.  

Justificativa:  

O conhecimento dos distúrbios da aprendizagem é de extrema importância tanto para professores quanto para pais por várias razões: Identificação precoce: Um dos aspectos mais cruciais é a capacidade de identificar distúrbios da aprendizagem em estágios iniciais. Quanto mais cedo um distúrbio for reconhecido, maiores são as chances de intervenção eficaz para ajudar a criança a superá-lo. Intervenção adequada: Compreender os distúrbios da aprendizagem permite que professores e pais escolham as estratégias de ensino e suporte mais apropriadas para atender às necessidades específicas da criança. Isso pode incluir métodos de ensino diferenciados, recursos de apoio, terapias especializadas, entre outros. Redução do estigma: O conhecimento sobre distúrbios da aprendizagem ajuda a reduzir o estigma associado a essas condições. Quando pais e professores entendem que uma criança está enfrentando um distúrbio da aprendizagem, eles são mais propensos a oferecer apoio e compreensão, em vez de atribuir o problema a uma falta de esforço ou habilidade. Promoção da autoestima: Saber que uma criança tem um distúrbio da aprendizagem pode ajudá-la a compreender que suas dificuldades não estão relacionadas à sua inteligência ou valor como pessoa. Isso pode contribuir para uma melhor autoestima e autoconfiança. Parceria entre escola e família: Quando professores e pais compartilham um entendimento comum dos distúrbios da aprendizagem, eles podem trabalhar juntos de maneira mais eficaz para apoiar a criança. Isso envolve a colaboração na criação de planos de educação individualizados (PEI) e no monitoramento do progresso. Sucesso acadêmico: O conhecimento dos distúrbios da aprendizagem ajuda a criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, onde todas as crianças têm a oportunidade de alcançar seu potencial máximo. Isso contribui para o sucesso acadêmico e a realização pessoal das crianças. 

Em resumo, o conhecimento dos distúrbios da aprendizagem é fundamental para garantir que as crianças que enfrentam essas dificuldades recebam o apoio necessário para prosperar na escola e na vida. Professores e pais desempenham papéis complementares na promoção do bem-estar e sucesso dessas crianças, e uma compreensão sólida dos distúrbios da aprendizagem é fundamental para esse processo. 

Parte superior do formulário 

 

Conteúdos:  

  • Distúrbio de aprendizagem 

  • As perguntas mais comuns em relação aos distúrbios de aprendizagem são 

  • A heterogeneidade de fatores envolvidos na aprendizagem: uma visão multidisciplinar 

  • Dificuldades no processo 

  • Conhecendo a dislexia  

  • Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade/impulsividade (tdah/i)  

  • Incidência 

  • Histórico 

  • Diagnóstico  

  • Co-morbidade  

  • O papel da equipe  

  • O papel da escola  

  • Transtorno obsessivo compulsivo (toc), tiques e síndrome de tourette 

  • Depressão em crianças e jovens 

  • Histórico 

  • Sintomatologia 

  • Avaliação e tratamento 

  • Síndrome de asperger 

  • Etiologia / etiopatogenia 

  • Dislexia em sala de aula: o papel fundamental do professor  

  • Ensino infantil 

  • Refletindo sobre a educação inclusiva no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade 

Avaliações:  

Avaliação Online dos Cursos Livres é contida por 10 questões objetivas, as quais devem ser respondidas após assistir as vídeo aulas e responder aos exercícios durante o tempo em que o curso fica disponível na plataforma, que é de 1 (um) ano após a compra. A prova é única e referente a todo o conteúdo do curso sendo requisito para ter acesso ao certificado digital. A média final deve ser igual ou superior a 60% para a conclusão e emissão do certificado digital do curso. Em caso de reprovação, o aluno poderá realizar novamente a prova dentro do período do curso podendo refazer a prova por até 10 (dez) tentativas.   

Certificação: todos os cursos nessa plataforma dão direito ao certificado digital individual. A certificação pode ser de atualização profissional, aperfeiçoamento, e de extensão, dependendo do curso. Este curso é de atualização. Os certificados são válidos para: Prova de título em concursos públicos (de acordo com edital). Atividades extracurriculares nas escolas e faculdades. Vagas de emprego e destaque curricular no mercado de trabalho. Titulação e progressão em sua profissão ou carreira profissional, conforme regras do órgão ou empresa, e para comprovação de experiencia acadêmica.  

OBS: os certificados não equivalem às certificações de cursos técnicos ou formação escolar, nem permitem assumir responsabilidade técnica nas áreas de atuação. 

Course available for 366 days
Course details
Sessões de Formação 16
Questionários 4
Nível Avançado

Arquivo

DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM
Categoria:
This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).