QUALIDADE NO TRABALHO 100h
- Descrição
- Aulas
Professor (a) Fabiano Maia
Nível: Qualificação e Atualização de nível Médio e Superior
Sobre o curso
O curso Qualidade no Trabalho é projetado para fornecer aos participantes uma compreensão abrangente dos princípios e práticas que sustentam a busca da excelência em suas atividades profissionais. 0 intuito principal do curso é capacitar os alunos a melhorarem continuamente a qualidade de seu trabalho, confiante para o crescimento e o sucesso das organizações em que estão inseridos. Durante o curso, os alunos são apresentados aos conceitos fundamentais de qualidade, suas origens e evolução, bem como as principais teorias e modelos de gestão da qualidade. Se tornam atenciosos relacionados a metodologias de melhoria contínua, como Seis Sigma e Lean, que visam eliminar desperdícios e reduzir nos processos. Os participantes aprenderão sobre ferramentas e técnicas específicas utilizadas na análise e solução de problemas, como diagrama de Ishikawa (espinha de peixe), diagrama de Pareto, 5 Porquês, entre outros. Essas ferramentas auxiliam na identificação de causas-raiz de problemas e na tomada de decisões através de dados. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a aplicar os conceitos aprendidos em suas respectivas áreas de atuação, esperançosos para a melhoria contínua da qualidade, a satisfação dos clientes e da competitividade das organizações em um mercado dinâmico e exigente. Dessa forma o curso irá disseminar conhecimento capas de que qualquer pessoa de qualquer profissão possa melhorar seu desempenho, sua produtividade, e ter muito mais qualidade no trabalho tendo mais empregabilidade e conquistando seu espaço profissional.
Objetivo do curso: Disponibilizar recursos On-line para que que nossos alunos possam aprender sobre Qualidade no trabalho, de forma prática, segura e intuitiva através da plataforma Cetepead.com.br. o curso desenvolveu uma abordagem voltada para o nível médio e superior, de forma fácil e dinâmica com vistas a preparar o aluno para atuar como protagonista da sua própria história, causando uma verdadeira revolução na sua vida profissional. É importante salientar que o curso também tem o objetivo de reciclar, atualizar, capacitar profissionais os participantes, bem como qualquer pessoa que deseje aumentar seu conhecimento sobre a qualidade no trabalho.
Estrutura do curso: carga horária – 100h, composto por três Módulos contendo 4 vídeos aula de 25 a 30 minutos em cada módulo. O material de apoio é uma bateria de exercícios para reforçar o aprendizado ao final de cada módulo, e uma avaliação de 10 questões ao final do curso, e uma apostila completa para estudos adicionais além, dos slides que ficarão à disposição do aluno.
Vantagens do curso online: flexibilidade de horário, 24h por dia e sem limite de acesso, podendo cursar de onde estiver, estudando de acordo com a disponibilidade de tempo do aluno.
Justificativa:
A justificativa para ministrar um curso de Qualidade no trabalho, é sustentada por uma série de razões importantes e benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas e organizações. Segue algumas citações. Conforme dados do Governo temos mais de 100 milhões de trabalhadores só no Brasil. Esses trabalhadores estão distribuídos nas quase 700 profissões em território brasileiro. Ao sair das escolas ou faculdades esses trabalhadores tem uma base solida de sua profissão, contudo são inexperientes em administrar sua vida profissional tendo bastante dificuldades em efetivar a qualidade no trabalho. Portanto o curso em questão visa preparar a pessoa para ter sucesso em seu trabalho implantando a qualidade, total conquistando seu espaço profissional de forma solida e segura. O curso irá disseminar o conhecimento contribuindo assim para a o crescimento pessoal e profissional dos participantes. Diante de tudo que foi abordado acima, justifica – se a elaboração e veiculação do presente curso online.
Conteúdos:
-
Papel e Importância das Ciências Sociais e o Trabalho
-
Breve História da Qualidade
-
A Evolução do Conceito
-
Definições de Qualidade
-
A Filosofia da Qualidade
-
O Papel das Normas
-
Ambientes da Qualidade
-
Espaços da Qualidade
-
Análise e Solução de Problemas
-
Ferramentas de Pesquisa
-
Ferramentas do Planejamento da Qualidade
-
Ferramentas do Gerenciamento da Qualidade
-
Desenvolvimento de um Sistema da Qualidade
-
Esquema de implantação
-
Ações iniciais
-
Pesquisas
-
Preparação
-
Implantação
-
Operação
-
Certificação
-
Manutenção
-
Normas ISO 9000
-
Esquema geral das Normas ISO 9000
-
NBR ISO 8402 – Terminologia
-
NBR ISO 9000
-
NBR ISO 9000-1 – diretrizes para seleção e uso
-
NBR ISO 9000-2 – diretrizes gerais para aplicação das Normas NBR ISO 9001, 9002 e 9003
-
NBR ISO 9004 NBR ISO 9004 – 1 – Diretrizes
-
NBR ISO 9004- 2 – Diretrizes para serviços
-
NBR ISO 9004- 4 – Diretrizes para melhoria da qualidade
-
NBR ISO 9001
Avaliação:
Avaliação Online dos Cursos Livres é composta por 10 questões objetivas, as quais devem ser respondidas após assistir as vídeo aulas e responder aos exercícios. Pode ser feita durante o tempo em que o curso fica disponível na plataforma, que é de 1 (um) ano após a aquisição. A prova é única e referente a todo o conteúdo do curso sendo requisito para ter acesso ao certificado digital. A média final deve ser igual ou superior a 60% para a conclusão e recebimento do certificado digital do curso. Em caso de reprovação, o aluno poderá realizar novamente a prova dentro do período do curso podendo refazer a prova por até 10 (dez) tentativas.
Certificação: todos os cursos nessa plataforma dão direito ao certificado digital individual. A certificação pode ser de atualização profissional, capacitação profissional, aperfeiçoamento, e de extensão, dependendo do curso. Este curso é de capacitação. Os certificados são válidos para: Prova de título em concursos públicos (de acordo com edital). Atividades extracurriculares nas escolas e faculdades. Vagas de emprego e destaque curricular no mercado de trabalho. Progressão em sua profissão conforme regras do órgão ou empresa, e para comprovação de experiencia acadêmica.
OBS: os certificados não equivalem às certificações de cursos técnicos ou formação escolar, nem permitem assumir responsabilidade técnica nas áreas de atuação.
-
1Apostila
-
21 - Papel e Importância das Ciências Sociais e o Trabalho
-
32 - Breve História da Qualidade
-
43 - Definições de Qualidade
-
54 - O Papel das Normas
-
65 - Análise e Solução de Problemas
-
76 - Ferramentas de Pesquisa
-
87 - Ferramentas do Planejamento da Qualidade
-
98 - Ferramentas do Gerenciamento da Qualidade
-
109 - Desenvolvimento de um Sistema da Qualidade
-
1110 -Preparação
-
1211 - Normas ISO 9000
-
1312 - NBR ISO 9000-2 - diretrizes gerais para aplicação das Normas NBR ISO 9001, 9002 e 9003
-
14Avaliação